Mergulhar só com peixes?! Que nada! Na ilha de Páscoa o que vale mesmo é mergulhar com um Moai!

Não há dúvida que a principal atração da Ilha de Páscoa são os moais – gigantescas estátuas monolíticas, em forma de cabeça, misteriosamente esculpidas pelo povo Rapa Nui com o uso de ferramentas artesanais. Milhares de turistas visitam a ilha para conhecerem tais gigantes, os quais podem ser encontrados por diversas partes daquele território, em diferentes formas e tamanhos. No entanto, há um desses moais – sim, apenas um que nem todos podem ver de perto, sendo privilégio apenas de mergulhadores certificados.

Em parceria com a divertida e competente equipe do Mike Rapu Diving Center, fiz um mergulho na Ilha de Páscoa para encarar de frente o moai submerso, e agora compartilho com vocês, queridos leitores, como se deu essa experiência.

No horário marcado o pessoal do Mike Rapu estava lá, de prontidão, esperando pelos mergulhadores. Documentação devidamente preenchida e montado o equipamento, hora de recebermos o briefing. O atencioso instrutor Alberto Ortiz (Beto) explica, então, como será a operação, bem como cada detalhe da nossa imersão. Éramos 6 mergulhadores, todos certificados.

DCIM100GOPRO
Briefing do Instrutor Alberto Ortiz

O ponto de mergulho era nada mais nada menos do que Moai Submerso, o qual se encontra justo em frente da Bahia de Hanga Roa, a apenas 5 minutos de navegação desde o pier da escola. Ao cair na água a surpresa já foi boa, vez que a visibilidade permitia enxergar claramente o fundo, que está a 23 metros.

DCIM100GOPRO
O sorriso não deixa mentir! A visibilidade estava excelente

Ao submergir a sensação foi tão boa quanto ao pular na água. Uma extensa formação de corais, com boas paredes, pedras vulcânicas e uma razoável quantidade de vida marinha – trumpet fish, jacks, parrot fish, butterfly fish, rainbow parrot fish, moreia, etc.

travelerbr-1473
travelerbr-1453
Corais da Ilha de Páscoa

Um pouco mais de nado por entre os corais e eis que aparece, descansando em paz sobre o fundo arenoso, a atração do mergulho: o Moai Sumerso. O gigante tem aproximadamente 5 metros e foi disposto no local em 2004, por Mike Rapu, fundador da escola, em memória de seu avô paterno.

travelerbr-1471
travelerbr-1467
A estrela do mergulho, o Moai submerso

O fato de não se tratar de um legítimo Moai, um daqueles esculpidos com maestria pelo povo Rapa Nui, não deprecia em nada o encanto do mergulho. Muito pelo contrário, saber que há uma representação das misteriosas esculturas faz com que a imersão se torne ainda mais interessante.

Além disso tudo, nesse mergulho é possível ver também âncoras perdidas por navios do século passado.

travelerbr-1476
Uma das enormes âncoras perdidas em Ilha de Páscoa

O mergulho durou 52 minutos e a profundidade máxima foi 23,4 metros. A temperatura da água estava 22ºC. A visibilidade era de “apenas” uns 30 metros, uma vez que tinha chovido e ventado bastante por dias. Hora de retornar para a costa, enquanto se aprecia uma linda vista da Ilha de Páscoa.

TravelerBR - Mike Rapu -8
Missão cumprida!

A conclusão da experiência é que talvez não seja o mergulho mais apropriado para ver uma intensa vida marinha, embora se veja uma razoável diversidade, mas a sensação única de mergulhar em uma das ilhas mais afastadas do mundo, para ver um Moai que se encontra a 23 metros de profundidade faz valer todo o mergulho. É uma daquelas imersões que todo mergulhador deve ter no currículo. Recomendadíssimo!

[tline]

Informações que você precisa saber:

A Ilha de Páscoa é bastante cobiçada por mergulhadores de diversas partes do mundo, os quais vão em busca de uma das águas mais claras do planeta. A visibilidade, em situações adequadas, pode alcançar os 60 metros e a temperatura da água varia entre 18º C e 26º C.

Rapa Nui tem mais de 10 pontos de mergulho ao redor da ilha. Dependendo da habilidade e certificação do mergulhador, pode ser realizada a operação em pontos de baixa e alta dificuldade, que vão desde os 12 até os 60 metros de profundidade. Nesses dive sites você poderá encontrar paredes de corais, vida marinha, formações vulcânicas, pequenas cavernas e, claro, o moai submerso.

scubadiving-spots-easter-island-rapa-nui-scubadiving
Dive spots da Ilha de Páscoa

A Mike Rapu Diving Center Rapa Nui é um PADI Dive Center e opera saídas de mergulho desde 1989, sendo uma das mais tradicionais escolas da Ilha de Páscoa. Oferece aos seus mergulhadores saídas diárias, cursos (desde Open Water até Divemaster), além de programa de Discover Scuba Diving (batismo) para aqueles que não possuem certificação. Ainda, aluga equipamentos e realiza tours em barco ao redor da ilha.

Preço da saída, com 1 cilindro, varia entre CLP 40.000 (aprox. R$ 210) para o Discover Scuba Diving (batismo) e CLP 30.000 (aprox. R$ 160) para mergulhadores certificados (valores de maio/2016). Reservas podem ser feitas através do email buceomikerapu@gmail.com, pelo telefone +56 (032) 2551055. Para maiores informações vale a pena dar uma olhada no site do Mike Rapu Diving Center e também na Fanpage do Facebook.

Mike Rapu

E então… deu vontade de mergulhar lá?! Conta aí!

O TravelerBR fez o mergulho no ponto moai sumergido em parceria com a Mike Rapu Diving Center Rapa Nui.

Rodrigo Siqueira

Rodrigo Siqueira

Gaúcho, advogado por formação, instrutor de mergulho e mochileiro por opção. Acredita no turismo simples, sem frescuras. Viaja não só para visitar lugares, mas também para conhecer diferentes culturas, interagir com o povo local e experienciar o novo. Não consegue mais não viajar. Sempre com um mapa à mão, pronto para escolher o próximo destino.
Rodrigo Siqueira

Related Posts