Foca na viagem – Cape Cross Seal Reserva – Namíbia

Localizada dentro do Dorob National Park, na costa oeste da Namíbia, a Reserva de Focas do Cabo Cross (Cape Cross Seal Reserve) é o lugar perfeito para você se encantar com uma gigantesca população de focas, as quais aproveitam toda a segurança e proteção para se alimentarem, descansarem e, principalmente, cuidarem de seus filhotes.

É considerada uma das maiores colônias de focas do mundo. Na época de reprodução, que acontece em dezembro, o local pode abrigar aproximadamente 100 mil animais – É foca pra caramba!!!

TravelerBR - Foca na viagem (1 de 6)
TravelerBR - Foca na viagem (2 de 6)

Os bichões passam o dia de bobeira por lá. Bastante preguiçosos, ficam jogados na areia praticamente o dia todo. Quando as mamães não estão amamentando seus filhotes, estão brincando com eles, ou na água em busca de alimentos.

TravelerBR - Foca na viagem (3 de 6)
TravelerBR - Foca na viagem (4 de 6)
TravelerBR - Foca na viagem (5 de 6)

Os machos são extremamente “bairristas” e gastam muita energia defendendo seus territórios e suas fêmeas dos ataques de outros machos. As disputas são duras e é comum ver animais feridos ou com cicatrizes oriundas de antigos combates. Os machos se tornam sexualmente ativos entre 10 e 14 anos de idade e pesam entre 200 a 350 quilos – 5 vezes o tamanho de uma fêmea. Machos podem mergulhar 400 metros por 10 minutos, ou mais.

As fêmeas chegam na Reserva poucas semanas depois dos machos – meados de novembro – para dar a luz a um único filhote. 6 dias depois de parirem já estão aptas a reproduzir novamente. Um macho pode ter até 60 fêmeas. Depois da reprodução, elas se dispersam. Fêmeas são extremamente protetoras dos seus filhotes, pesam entre 40 e 80 quilos e podem mergulhar por até 7 minutos.

TravelerBR - Foca na viagem (6 de 6)
Foca na viagem

É um passeio muito divertido, ainda mais se você estiver viajando com crianças. Mas esteja preparado: o cheiro de fezes e animais em decomposição é bastante forte.

A Reserva de Focas do Cabo Cross fica há pouco mais de 120 quilômetros ao norte de Swakpomund e você pode facilmente dirigir até lá. O parque abre todos os dias, das 10 as 17 horas. O ingresso custa NAD 70 por pessoa e NAD 10 por veículo (valores de outubro de 2015).

Rodrigo Siqueira

Rodrigo Siqueira

Gaúcho, advogado por formação, instrutor de mergulho e mochileiro por opção. Acredita no turismo simples, sem frescuras. Viaja não só para visitar lugares, mas também para conhecer diferentes culturas, interagir com o povo local e experienciar o novo. Não consegue mais não viajar. Sempre com um mapa à mão, pronto para escolher o próximo destino.
Rodrigo Siqueira

Related Posts

  • Em Cantos Fotográficos

    Uau, Rodrigo! Que post maravilhoso! Bem completinho. Já estou ansiosa para minha viagem 😀
    Bjs

    • Oi Zê! Fico contente que tenha gostado! Obrigado por acompanhar.
      Esse lugar é incrível e vale a ida 😉
      Imagino o quão ansiosa vc esteja. Se puder ajudar algo em sua viagem, estou à disposição.
      Beijos