Jardines (Nurse Shark escondido na “toca”) América / América do Norte / México

Ostentando a fama de ser um dos melhores locais para mergulhos no mundo, a ilha de San Miguel de Cozumel encanta a todos, sejam mergulhadores ou não.

Localizada no Estado de Quintana Roo, na Riviera Maya do México, Cozumel possui 52 km de norte a sul e 14 km de leste a oeste. Está a 18 km da costa e faz parte do Gran Arrecife Mesoamericano, considerado a 2ª maior barreira de corais do mundo, perdendo apenas para Great Barrier, na Austrália.

Chegar à ilha é bastante fácil! Ferries da empresa Ultramar partem de Playa Del Carmen em direção ao Pier de San Miguel (também conhecido como Muelle Fiscal) a cada duas horas. A travessia dura aproximadamente uma hora. Preços e horários podem ser consultados no site GranPuerto.

Em contrapartida, em razão de sua grande extensão, transitar na ilha não é tarefa muito simples. As opções consistem no uso de táxis, aluguel de jeeps, carros ou motos, ou contratação de shuttles. Existem ônibus locais, mas não são muito pontuais, tampouco frequentes.

Buggy de aluguel transitando na Ilha
Buggy de aluguel transitando na ilha

A Plaza Principal é o centro da ilha. Fica em frente ao Pier de San Miguel. No seu entorno são encontrados vários restaurantes e lojinhas de souvenirs. À noite, artistas de rua lá se instalam para apresentarem seus espetáculos. A praça ainda abriga a bonita Igreja de San Miguel. 3 quadras ao norte há o Museo de la Isla de Cozumel (Ave. Rafael E Melgar, entre 4 y 6 Norte), sendo uma ótima alternativa para conhecer um pouco mais sobre a história, formação e ecossistemas da ilha.

A orla do centro é o local mais movimentado. Isso se dá em virtude dos inúmeros navios de cruzeiro que atracam diariamente, desembarcando centenas de turistas, os quais descem a ilha apenas para passar o dia. Assim, diversas lojas Duty Free e as principais cadeias internacionais de restaurantes (Mc Donalds, Pizza Hut, Subway, dentre outros) podem ser encontradas. Mas fique tranquilo(a): a orla também possui diversas opções locais!!!

Orla de Cozumel
Orla de Cozumel

Mais ao sul, mas ainda na orla, há o centro comercial Plaza Punta Langosta (Calle 7, em frente ao terminal de cruzeiros), que com o Hard Rock Cozumel, Hooters e Señor Frog’s, mantém agitada a vida noturna da ilha.

Por receber anualmente milhares de turistas, Cozumel oferece uma boa estrutura de serviços. Opções de hospedagem não faltam. Existem para todos os gostos (e bolsos!). Uma das mais econômicas é o Hostelito Cozumel. Com o slogan clean and affordable, o único hostel de toda a ilha é bem localizado (apenas 2 quadras do ferry) e é a escolha preferida dos mochileiros. Tem alguns quartos privados e um grande compartilhado (26 camas). É uma ótima ideia para encontrar outros viajantes.

Se a proposta é ter mais privacidade e conforto, e o valor da diária não for o problema, há também outros hotéis e resorts como boas alternativas. O Blue Angel Resort, por exemplo, tem bons preços, restaurante de frente para o mar e ainda conta com sua própria escola de mergulho – PADI 5 star resort, o que torna um lugar perfeito para aqueles que vão a Cozumel para mergulhar (não me hospedei nele, apenas fiz alguns mergulhos e utilizei o restaurante. Gostei bastante).

Outras opções de hospedagem:
Outras opções de hospedagem

O mergulho em Cozumel é um mundo à parte. Aliás, essa foi a principal razão pela qual visitei a ilha. E não fui o único. A maioria dos visitantes vai a Cozumel somente para submergir em suas águas transparentes e conhecer suas intermináveis paredes de coral.

Como não poderia ser diferente, a ilha possui diversos pontos de mergulho e muitas operadoras. Seus principais dive sites ficam localizados na costa oeste, na parte protegida. Há também mergulho no lado leste, mas são menos frequentes uma vez que necessitam perfeitas condições climáticas.

Na ilha de Cozumel existe uma importante consciência ambiental, o que nos tranquiliza sobre a preservação do mundo aquático. É cobrada uma taxa de parque marinho no valor de US$ 2, por dia de mergulho, destinada à conservação dos seus arrecifes.

Em suas águas claras e quentes podem ser avistadas as mais diversas espécies da fauna e flora marinha caribenha. São incontáveis tubarões (caribbean reef shark e nurse shark), arraias (spotted eagle ray e stingray), cavalos marinhos, moreias, polvos, tartarugas, garoupas e muitas outras espécies locais.

O mergulho noturno também tem seu valor! Com arrecifes rasos, geralmente localizados antes das paredes, é possível ver aquelas espécies que só se mostram a noite. Vale a pena fazer ao menos uma imersão!

Paradise Reef – Polvo
Paradise Reef – Polvo

Utilizei os serviços da empresa Deep Blue. Foram bastante atenciosos, profissionais e conhecedores dos pontos de mergulhos. Possuem barcos rápidos e adaptados às necessidades dos mergulhadores. Com a contratação de dive packages é possível obter descontos vantajosos.

Ainda, todos os anos, geralmente em dezembro, acontece a Cozumel Scuba Fest. Nesse período a ilha respira mergulho!! Mergulhadores são convidados para celebrar a vida marinha e brindar pelo reconhecimento de homens e mulheres defensores dos oceanos. São diversas atividades relacionadas, tais como mergulhos em rotas distintas, mergulhos em apneia, concurso de fotos subaquáticas, palestras, documentários, dentre outros, que movimentam ainda mais o paraíso conhecido como San Miguel de Cozumel.

E aí, vai perder tudo que Cozumel tem para te oferecer?!?

Rodrigo Siqueira

Rodrigo Siqueira

Gaúcho, advogado por formação, instrutor de mergulho e mochileiro por opção. Acredita no turismo simples, sem frescuras. Viaja não só para visitar lugares, mas também para conhecer diferentes culturas, interagir com o povo local e experienciar o novo. Não consegue mais não viajar. Sempre com um mapa à mão, pronto para escolher o próximo destino.
Rodrigo Siqueira

TravelerBR