Chocolate de Belize

Se você pensa que a gastronomia de Belize se resume a peixes e frutos do mar, está enganado. Muito mais do que tais iguarias – também deliciosas! –, o pequeno país é referência na produção de chocolates.

E não é à toa que o país leva esse título. O processo é bastante artesanal e criterioso. Tudo começa nas pequenas propriedades familiares localizadas no extremo sul de Belize, onde o cacau é plantado e colhido. Retirado os grãos da polpa, a matéria prima é deixada fermentar, ao sol, envolta em folhas de bananeira. São escolhidos os melhores grãos para serem torrados e, após essa etapa, eles são separados da casca. Agora o chocolate começa a nascer.

TravelerBR - Choc Belize -1
Cacau in natura

Os grãos puros então são triturados e com os flocos é formado um espesso licor. A partir de então é possível dar diversos destinos para tal creme. Para a fabricação do chocolate em barra, por exemplo, é necessário que o licor seja prensado e refinado. Ainda, é submetido a um processo de temperamento, em que é resfriado e aquecido, deixando-o cremoso o suficiente para ser colocado em moldeiras. E só assim está pronto o delicioso chocolate de Belize.

TravelerBR - Choc Belize -2
Peixes de chocolate

Mas onde se pode experimentar todas essas delícias?! Na linda San Pedro, Ambegris Caye! Lá você tem a Belize Chocolate Company, que é uma pequena – pequena mesmo – boutique artesanal, a qual realiza todo o processo do chocolate – desde a plantação do cacau à barra. A Belize Chocolate Company se orgulha de utilizar apenas ingredientes orgânicos e produzidos no país.

Na boutique é possível experimentar diversos – e saborosos – produtos: brownies, cookies, bebidas quentes e geladas, sobremesas, cafés e, claro, os mais puros chocolates do país. Há ainda uma lojinha com diversos outros artigos feitos a partir do cacau – cosméticos, cremes, etc.

TravelerBR - Choc Belize -3
Muitas delícias na Belize Chocolate Company
TravelerBR - Choc Belize -4
Produtos derivados do Cacau

O ambiente é climatizado e o local conta com um confortável espaço para degustar todas aquelas delícias. Se preferir, pode também sentar-se à sombra de coqueiros, no pátio da boutique, que fica a passos da água. Perfeito, não?!

TravelerBR - Choc Belize -5

TravelerBR - Choc Belize -6
Espaço interno do Belize Chocolate Company

A minha dica é experimentar o milkshake de chocolate com banana. Muito gostoso!

TravelerBR - Choc Belize -7
Chocolate Banana Milkshake – meu preferido!

A Belize Chocolate Company fica na esquina das ruas Tarpon e Front. Confira o site www.belizechocolatecompany deles e também a Fanpage do Facebook.

E então… ficou com água na boca? Corre p/ Belize!!

Rodrigo Siqueira

Rodrigo Siqueira

Gaúcho, advogado por formação, instrutor de mergulho e mochileiro por opção. Acredita no turismo simples, sem frescuras. Viaja não só para visitar lugares, mas também para conhecer diferentes culturas, interagir com o povo local e experienciar o novo. Não consegue mais não viajar. Sempre com um mapa à mão, pronto para escolher o próximo destino.
Rodrigo Siqueira

Related Posts